Curitiba sedia a feira da indústria mineral -Expominerais

Criar um ambiente exclusivo para exposição de produtos da indústria mineral e apresentação de soluções dos fornecedores para melhoria da cadeia produtiva além de fomentar reflexões sobre a importância dos minerais para a sociedade é o mote da primeira edição da Expominerais, evento que acontece de 25 a 28 de agosto no Expo Unimed Curitiba em Curitiba Paraná.

A Expominerais trará uma feira técnica para apresentar ao público profissional e consumidores do segmento as novidades sobre a indústria extrativa e seus fornecedores de equipamentos, produtos, insumos, tecnologias e serviços. O evento deseja estimular políticas públicas e privadas e contribuir com a atualização profissional através da realização simultânea de eventos técnicos científicos. Entre os eventos simultâneos estão o 3º Seminário da Indústria Mineral Paranaense, a 8ª Reunião Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Repronac) e a assembléia nacional da ANEPAC (Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil) realizada através da Pedrapar (Associação Paranaense dos Beneficiadores de Material Pétreo).

O Paraná é um grande produtor de minerais não metálicos, como calcário, granito, talco, areia, dolomita, argila, basalto, xisto, água mineral, entre outros. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cal no Estado do Paraná, a indústria mineral paranaense produz 28% da cal, 24% do calcário para agricultura e 12% do cimento de todo o país. Existem 2.900 empresas em todo o estado, que empregam 23 mil pessoas, o que corresponde a 5,4% do total de empregos no estado.

Cláudio Grochowicz, coordenador do Conselho Setorial da Industrial Mineral Paranaense da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que junto da Mineropar participa da realização do evento, comenta que em torno de 5% do PIB industrial do estado é oriundo da mineração, praticamente o mesmo índice da indústria automobilística. A indústria mineral paranaense vive um bom momento com a atual situação da construção civil e as obras acarretadas pela Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Há ainda um grande fomento através dos programas de incentivo da habitação popular, onde existe um grande consumo de minerais, desde o cimento, a cal e argamassa até os pisos e azulejos”.

A área agrícola é outro consumidor de peso de minerais, como o calcário, principalmente com a safra paranaense batendo recordes. “Isso sem falar da indústria das águas minerais, onde cada dia surge novas marcas”, complementa Cláudio. Toda movimentação faz circular pelas rodovias brasileiras uma média de 10 milhões de toneladas de minérios por ano, estimulando o crescimento de novos segmentos da economia.

Para o presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, a Expominerais é um passo muito largo para o desenvolvimento da indústria mineral paranaense. “Uma das missões da Mineropar é promover o fomento ao desenvolvimento da indústria mineral no Paraná. Considero que a Expominerais é um excelente evento para que isso ocorra dentro do setor mineral no Estado. Portanto, a Mineropar dá todo o apoio à Expominerais”, salienta Salamuni.

Para Valdir Bello, da MonteBello Eventos que organiza a Expominerais, este é um evento que surge para suprir uma lacuna num dos setores de grande relevância para a economia do país. “É a oportunidade que faltava para as empresas envolvidas no setor mostrarem seus produtos e soluções, esperamos assim contribuir com o crescimento sustentável da mineração paranaense”, comenta Bello enfatizando que outra grande característica, está no fato de ser voltado não apenas para os produtos resultantes da mineração, mas também abre espaço para apresentação de fornecedores de equipamentos, tecnologias, produtos e serviços utilizados e também consumidos na indústria mineral.

Eventos Técnicos Científicos.

Em sua terceira edição, o Seminário da Indústria Mineral Paranaense, promovido pelo Conselho Setorial da Indústria Mineral, será realizado simultaneamente a feira e trará um conjunto de palestras e workshops divididos entre debates específicos sobre as diversas cadeias produtivas da industrial mineral e que no final de cada dia culminará em uma palestra magna para reunir todos os participantes.

Segundo Cláudio Grochowicz, o seminário tem o objetivo de mostrar a importância da indústria mineral para a sociedade. “A indústria extrativista é muito questionada e devemos causar uma reflexão da importância da mineração sem a qual não teríamos vidros, carros, construções, água e outros bens de consumo”. O grande desafio do evento é discutir conceitos de extração mineral sustentáveis, para que as próximas gerações também possam usufruir das riquezas, já que os minerais são bens naturais finitos.

O seminário integra a Expominerais e acontece paralelamente a feira. Varias empresas de abrangência nacional e instituições do setor já confirmaram presença como expositores e apoiadores do evento, como a Pedrapar que terá um stand abrangente com objetivo de apresentar os trabalhos da associação, promover seus associados e recepcionar os consumidores que estarão presentes no evento.

Serviço

Para as empresas da área, participar da EXPOMINERAIS é colocar em evidencia seus produtos e serviços a um público altamente técnico, profissional e consumidor, direcionado para um dos principais segmentos da economia nacional.

A EXPOMINERAIS é uma iniciativa da Montebello Eventos com apoio de realização do Conselho Setorial da Industrial Mineral da FIEP e da MINEROPAR Serviços Geológicos.

Apoio Institucional:

• Associação dos Produtores e Derivados do Calcário – APDC.
• Associação Paranaense dos Beneficiadores de Material Pétrio – PEDRAPAR.
• Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção no Estado do Paraná – SINDICER PR.
• Associação Profissional dos Geólogos do Paraná – AGEPAR.
• Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná – CREA.
Mais informações, esclarecimentos ou consulta ao mapa da área de exposição através do sitewww.montebello.com.br/expominerais e-mail: montebello@montebelloeventos.com.br ou pelo telefone (41)3203-1189.
Acesso gratuito mediante apresentação de convite que será distribuído pela organização, pelos apoiadores e expositores.
“APRESENTE AQUI SUA EMPRESA E REALIZE
GRANDES NEGÓCIOS”.
INFORMAÇÕES E RESERVAS DE STANDS: Monte Bello Eventos
Fone: (41) 3203-1189 – E-mail: montebello@montebelloeventos.com.br

www.MONTEBELLOEVENTOS.com.br/EXPOMINERAIS