Curitiba sedia a feira da indústria mineral -Expominerais

Criar um ambiente exclusivo para exposição de produtos da indústria mineral e apresentação de soluções dos fornecedores para melhoria da cadeia produtiva além de fomentar reflexões sobre a importância dos minerais para a sociedade é o mote da primeira edição da Expominerais, evento que acontece de 25 a 28 de agosto no Expo Unimed Curitiba em Curitiba Paraná.

A Expominerais trará uma feira técnica para apresentar ao público profissional e consumidores do segmento as novidades sobre a indústria extrativa e seus fornecedores de equipamentos, produtos, insumos, tecnologias e serviços. O evento deseja estimular políticas públicas e privadas e contribuir com a atualização profissional através da realização simultânea de eventos técnicos científicos. Entre os eventos simultâneos estão o 3º Seminário da Indústria Mineral Paranaense, a 8ª Reunião Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Repronac) e a assembléia nacional da ANEPAC (Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil) realizada através da Pedrapar (Associação Paranaense dos Beneficiadores de Material Pétreo).

Continue…

Marco regulatório deve trazer segurança para a indústria

Industriais do setor da mineração de todo o Paraná participaram na quarta-feira (02) da abertura do V Seminário da Indústria Mineral Sustentável, em Curitiba, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio de seu Conselho Setorial da Indústria Mineral. Durante dois dias, o grupo pretende discutir as principais questões do setor que, em breve, deve passar por mudanças, com um novo marco regulatório. O relatório final do projeto de lei 5807/2013, proposto pelo Executivo na Câmara Federal deve ser votado neste ano.

Durante a abertura do seminário, o coordenador do Conselho Setorial da Indústria Mineral da Fiep, Claudio Grochowicz, destacou os importantes avanços do setor no Paraná, como o plano de logística reversa e a participação ativa de empresários do segmento na elaboração de sugestões ao PL 5807/2013. “Temos muito o que comemorar. Conseguimos estabelecer uma união pelos interesses e desenvolvimento do setor e obtivemos resultados concretos e visibilidade nacional. Os planos de logística reversa, desenvolvidos em parceria pela Fiep e Senai, são uma inovação nesta área. Fomos pioneiros e podemos agora auxiliar outros estados a também implementarem ações mais sustentáveis”, avaliou.

Continue…

Terra Rica Calcário recebe o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, na temática Inovação, utilizando o TEvEP®

O Serviço Social da Indústria anunciou na noite do dia 27 de outubro de 2012 as empresas vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho –PSQT. A premiação às indústrias vencedoras foi durante encontro em Curitiba que reuniu vice-presidentes e diretores da FIEP, empresários e representantes das empresas premiadas. O prêmio abrange as áreas temáticas de cultura organizacional, gestão de pessoas, inovação, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável e desenvolvimento sócio ambiental.

Foram 434 indústrias inscritas no prêmio neste ano, e a Terra Rica Calcário ficou com o segundo lugar na categoria inovação pela utilização do método TEvEP® na implantação de uma Incubadora de Projetos & Desenvolvimento (IP&D) para a capacitação e preparação de seus colaboradores na identificação, priorização, planejamento, projetização e execução de projetos de diversos temas como:  melhoria de processos, redução de custos, redução de acidentes de trabalhos, aumento de produtividade, aumento de receitas, entre outros.

Continue…

Terra Rica Ind. de Cal e Calcário do Paraná realiza 3º. Festival de Projetos

No dia 17 de dezembro de 2011, a Terra Rica Cal e Calcário realizou seu 3º Festival de Projetos na sede da Mina Água Boa – Almirante Tamandaré/PR – com a presença da Diretoria, colaboradores e convidados.

Foram realizados 3 festivais neste ano e está indo para o 4º Ciclo do Programa REC – Rede de Excelência e Competitividade.
A implementação do REC com o TEvEP na Terra Rica inicou-se em julho de 2010 e em 15 meses já nos trouxe os seguintes resultados:

Temas Mapeados: 1.333
Projetos Matriculados: 53
Projetos Apresentados: 33
Projetos Concluídos: 33
Funcionários Capacitados: 136
Aventais Pretos: 10
Capacitações Sociais: 322
(comunidade local)

Continue…